Principais objetivos: Este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema inteligente de monitoramento e análise de desempenho de ônibus usados em sistemas de transporte coletivo. A solução será desenvolvida e validada nos ônibus (elétrico e a diesel) do laboratório vivo de mobilidade da Unicamp. O sistema gestor da coleta de dados será desenvolvido em hardware comercial. O sistema conterá com dispositivos externos leitores de barramento CAN e de dados climáticos. O sistema contará ainda com ferramenta para análise de desempenho dos ônibus de acordo com as rotas e condições de uso. Além dos dados coletados nos dispositivos externos, os dados dos sensores disponíveis no celular, como GPS e acelerômetro, serão coletados. Dados selecionados serão enviados em tempo real ao servidor de dados. Algoritmos inovadores de análise de desempenho estimarão o gasto energético e os custos operacionais de ônibus elétricos e convencionais, permitindo, por exemplo, identificar as rotas e horários mais vantajosos para adoção de ônibus elétricos. As metodologias de análise de desempenho serão validadas com dados medidos no laboratório vivo, o que também é um aspecto inovador da proposta. A diversidade de variáveis monitoradas permitirá ainda desenvolver soluções para, por exemplo, gestão de recargas de ônibus elétricos, avaliação dos condutores e análise do trânsito, fomentando a operação eficiente de sistemas de transporte.
Nome: Madson Cortes de Almeida
Unidade: FEEC
Pessoas envolvidas: 4 professores (2 da FEEC, 1 da UTFPR e 1 da Universidade do Chile), 3 doutorandos, 2 mestrandos, 1 técnico e 3 alunos de graduação
Estágio atual: Primeiro ano de execução do total de 3 anos. Já com resultados práticos.
Como se integra à Agenda 2030: O projeto inclui aspectos dos seguintes ODS: 3, 7, 8, 9, 11 e 13.
Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Sim
Se sim, qual a área estimada: Implantação de PVs com 2.000 m2 para gerar energia para a frota de ônibus da Unicamp
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O projeto trata do desenvolvimento de tecnologias e ferramentas para o monitoramento e gestão de frotas de ônibus elétricos visando a melhora da sua eficiência e viabilidade financeira. As tecnologias e ferramentas podem ser estendias a quaisquer veículos da Universidade. O uso de veículos e ônibus elétricos reduz as emissões no campus, melhora a qualidade de vida dos usuários e dos motoristas, pela não emissão de ruídos e vibrações nos veículos, fomenta o uso de fontes renováveis de energia, principalmente fotovoltaicos, entre outros. Além disso, as tecnologias e ferramentas desenvolvidas servirão de base para a criação de uma Startup que levará os produtos ao mercado gerando renda e disseminado os desenvolvimentos da Universidade. Entre outras vantagens.
Público a ser impactado: Todos os usuários do sistema de transporte, motoristas, gestores do transporte, gestores do trânsito, fabricantes de ônibus etc.
Fontes de financiamento: Este projeto surgiu como resultado da execução do projeto de P&D em parceria com a CPFL onde foi implantado o laboratório vivo de mobilidade de Unicamp. Atualmente o projeto é financiado com recursos do CNPq via edital CNPq/FNDCT/MCTI 15/2022. No futuro pretendemos buscar novos financiamento via programa Rota 2030 e parcerias com empresas do setor de petróleo e gás.
Resultados esperados: 1. Resultados Intermediários: Serão geradas vastas bases de dados reais usando os dispositivos propostos. Também serão coletados dados das recargas do ônibus elétrico com medidor inteligente já instalado no eletroposto.
2. Produções em CT&I Previstos no Projeto: Inicialmente prevemos a produção de até três artigos científicos para revistas indexadas e ao menos mais três artigos para serem apresentados em congressos. Serão desenvolvidos três módulos (hardware) para coleta de dados em tempo real, a saber: um módulo central baseado em hardware comercial, um módulo para leitura de dados em barramento CAN e um módulo para coleta de dados climáticos. Além dos hardwares, será desenvolvida uma base de dados para armazenamento dos dados e uma ferramenta web contendo metodologias inovadoras para análise de desempenho dos ônibus de acordo com as rotas e condições de uso.
3. Inovações Previstas no Projeto: As principais inovações esperadas estão ligadas às metodologias de análise de desempenho. As metodologias devem conciliar modelos convencionais baseados nas teorias clássicas da energia e Redes Neurais.
4. Contribuições na Formação e Capacitação de RH Previstas no Projeto: Está previsto a realização de duas teses de doutorado e duas dissertações de mestrado diretamente ligadas ao projeto. Além disso, pretendemos orientar até três projetos de Iniciação Científica ou Tecnológica com recursos do Programa PIBIC da Unicamp. O projeto irá gerar dados que possibilitam a realização de outras supervisões e orientações. Novos trabalhos serão orientados na medida em que conseguirmos recursos de outras fontes para manter outros alunos. Neste projeto estamos solicitando os recursos para a manutenção de dois alunos de mestrado que ainda serão selecionados.
Cronograma: O projeto tem duração de 36 meses e foi iniciado em 31/01/2023. As primeiras versões dos dispositivos de monitoramento devem ser concluídas e implantadas nos ônibus da Unicamp ainda em 2023.