Principais objetivos: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o aproveitamento de energias renováveis (solar, eólica, hidrogênio/células a combustível), em especial as relacionadas ao desenvolvimento de micro redes elétricas. Pesquisas interdisciplinares que envolvem as áreas de eletrônica de potência, computação, controle, automação, redes de comunicações e sistemas de potência. Aplicações em redes existentes e para eletrificação de comunidades isoladas. Parcerias com empresas do setor elétrico (CPFL, projeto MERGE) e financiamentos de pesquisa (Projeto Temático) FAPESP, com participação da UNESP, UFABC e UFSCar.
Nome: JOSE ANTENOR POMILIO
Unidade: FEEC
Pessoas envolvidas: Cerca de 100
Estágio atual: Em andamento, finalizando o projeto Temático (FAPESP) e na fase de implantação de pilotos no projeto com a CPFL.
Como se integra à Agenda 2030: Principalmente os objetivos 7 e 9, com aspectos no objetivo 11
Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Não
Se sim, qual a área estimada:
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: É viável realizar a rede elétrica do HIDS a partir de novos paradigmas de eletrificação, incluindo micro redes inteligentes e redes em corrente contínua, com intensivo (ou exclusivo) uso de fontes renováveis.
Público a ser impactado: Os impactos tecnológicos de alcance amplo na sociedade. Populações em comunidades sem acesso à eletricidade.
Fontes de financiamento: FAPESP, projeto temático, finaliza em junho de 2023, CPFL, projeto MERGE, finaliza dm 2025.
Resultados: Aumento da resiliência das redes elétricas, Intensificação do uso de energias renováveis, Aumento da eficiência energéticas nos sistemas elétricos Acesso à eletricidade em comunidades isoladas.
Cronograma: Implantação de laboratório de pesquisas em micro redes: 2023; Implantação de micro redes reais, 2024 (campus) e 2025 (condomínio); estas últimas micro redes podem servir de base para implantações semelhantes no HIDS.