Principais objetivos: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para eletrificação de transportes. Aplicações em veículos elétricos terrestres, com ênfase nos aspectos de recarga de baterias, utilização de segunda vida de baterias, eficiência energética na conversão de energia. Parceria com Instituto Eldorado e empresa do grupo Constanta. Financiamento Rota2030.
Aplicações em veículos aéreos, com ênfase na propulsão elétrica e na rede interna à aeronave para a distribuição de energia. Parceria com Embraer e ITA. Financiamento FAPESP e Embraer.
Nome: JOSE ANTENOR POMILIO
Unidade: FEEC
Pessoas envolvidas: Cerca de 25
Estágio atual: Iniciado em janeiro de 2023. Previsão de 5 anos.
Como se integra à Agenda 2030: Em especial, objetivo 9, com impacto no 13 e 11.
Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Não
Se sim, qual a área estimada:
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O uso de transportes eletrificados é um dos aspectos importantes para a minimização de emissões. O sistema de transporte terrestre do HIDS deve se basear neste tipo de transporte, com geração de energia a partir de fontes renováveis.
Público a ser impactado: Impactos amplos na sociedade, por atuar na área de transportes.
Fontes de financiamento: Financiamento Projeto Rota2030 (Fundep), no projeto de estação de recargas.
Financiamento FAPESP e Embraer para o Centro de Pesquisas em Engenharia (CPE) Mobilidade Aérea do Futuro, encabeçado pelo ITA, com participação da FEEC-Unicamp.
Resultados esperados: Desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a ampliação do transporte eletrificado terrestre e possibilitem o transporte aéreo eletrificado.
Redução de poluição ambiental em termos de gases e ruídos acústicos.
Cronograma: Mobilidade terrestre: iniciado em janeiro de 2023, final em dezembro 2025. Mobilidade aérea: iniciado em janeiro de 2023, final em dezembro de 2027.