Principais objetivos: Edificação de um centro de pesquisa e formação em Circo (nas artes do circo) na UNICAMP, como uma referência nacional; criar um hub de pesquisa multidisciplinar/multi unidades; consolidar parcerias (nacionais e internacionais), com base no Convênio já existente com a Escola Nacional de Circo de Montreal (Canadá); posicionar a UNICAMP no epicentro desse recente processo mundial de formação/pesquisa no campo do circo.
Nome: Marco Antonio Bortoleto
Unidade: FEF
Pessoas envolvidas: 25
Estágio atual: Temos 10 anos de avanços e planos para outros 10, envolvendo parceria/financiamento nacional/internacional numa cooperação público/privado.
Como se integra à Agenda 2030: 1, 3, 4, 5, 8, 10, 16. O projeto tem múltiplas interfaces.
Há interesse em ocupar o HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: Dentro do projeto Espaço de Arte Contemporânea – EAC: 1000 m2
Como o projeto se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: Dentro do projeto Espaço de Arte Contemporânea – EAC, incluir um espaço para o CIRCO Contemporâneo, com base em arquiteturas que vem sendo desenvolvidas em diferentes instituições (Finlândia, Canadá, Bélgica, França e Austrália), considerando as particularidades brasileiras.
O projeto colocaria a UNICAMP numa posição de vanguarda, acompanhando o crescimento desse segmento, como acontece em muitos países, mas ainda não consolidado no Brasil.
Alguns antecedentes:
https://www.iar.unicamp.br/rodrigo-matheus-e-o-novo-artista-residente-da-unicamp/
https://campinas.com.br/agenda/unicamp-realiza-evento-sobre-inovacao-e-criatividade-no-circo-com-diversas-atividades-e-espetaculos-gratuitos/
https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/684/ciencia-do-picadeiro
https://www.fef.unicamp.br/fef/ivsic/programacao
Público impactado: Pesquisadores, artísticas e dezenas de projetos artístico-sociais (escolas de circo; ongs que desenvolvem essa linguagem, …). Estimasse que o setor mobilize mais de 10.000 postos de trabalho no Brasil, estando entre os 10 segmentos que mais contribuem para o desenvolvimento econômico da “indústria criativa” (vídeo jogos, entretenimento, arte-cultura, …).
Fontes de financiamento:
- FAPESP
- Governo Quebec / Canadá
- Cirque du Soleil e outras companhias internacionais
- CNpQ
- FUNARTE – Gov. Federal
- Empresas privas do setor, incluindo produtoras artísticas
Resultados esperados: Situar a UNICAMP na vanguarda da pesquisa e formação artística no âmbito do CIRCO. Já existe um amplo conhecimento (knowhow) localmente (Unicamp, LUME, muitas companhias locais – RMC, …) com reconhecida atuação do CIRCUS (FEF-UNICAMP). Não obstante nem IA, nem qualquer outra unidade possui a estrutura adequada nem os recursos necessários para o projeto desejado.
Construir as condições para a futura implementação de um curso superior em Circo na UNICAMP.
Criar um “ecossistema”, coordenado pela UNICAMP para o desenvolvimento sustentável do CIRCO nacional e conectado a outros hubs já existentes (França, Suécia, Canadá).
Cronograma: Já temos uma verba aprovada para uma cooperação Brasil/Canadá 2024/25 e poderíamos direcionar parte dela para avançar no projeto, aqui mencionado. Temos, ainda, conversas bem avançadas com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) para que o projeto receba apoio do Gov. Federal.
2024: Estabelecimento de um grupo de trabalho na UNICAMP (IA, Reitoria, FEF, LUME…)
2024 (dez): realização do V Seminário Internacional de Circo – como espaço de discussão/lançamento do projeto
2024/25: Envio de submissões de Financiamento (Projeto Temático FAPESP) e Gov. Quebec (Canadá) e tratativas com Gov. Federal, via Acordo de Cooperação.
* há interesse várias outras universidades nacionais (UFU, UEMG, UFBA, …) e internacionais (Concordia, Canadá; Munique, Alemanha, UDELAR, Uruguai; UBA, Argentina, …) em participar como parcerias.
2025/30: início da operação do HUB (Formação e Pesquisa em Circo)
2024: Curso de Especialização em Circo (360) – via PRPG
2024/2028: Grupo de trabalho para construção e proposição do curso superior.
2028: Inicio do Curso Superior em Circo – UNICAMP
* num modelo integrado universidade-escola nacional RJ-companhias circo-festivais