Principais objetivos: O projeto teve início no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp desde dezembro de 2021 e vem desenvolvendo ações que buscam apresentar conhecimentos a toda comunidade do IB para a detecção das principais fontes de estresse no ambiente laboral ou não e dar informações para aprender a gerenciar a resposta do organismo aos estímulos. A comunidade poderá participar de forma ativa e voluntária em todas as atividades. A melhora no ambiente laboral inclui os atores do HIDS e toda comunidade pois esta proposta está pautada no estudo prévio com a própria comunidade Unicamp que foi divulgado em 2020, este estudo apontou que a comunidade, tanto estudantes como funcionários docentes e não docentes, apresenta altos índices de estresse psicossocial e que podemos desenvolver ou nuclear estratégias de enfrentamento (coping) que amenizam os efeitos deletérios no organismo.
Este projeto alcança os seguintes objetivos sustentáveis da agenda 2023: o terceiro que visa Boa saúde e Bem estar, o quarto, que indica Educação de Qualidade, o quinto que traz a Igualdade de Gênero, o oitavo que trata de Emprego Digno, o décimo que versa sobre a Redução das Desigualdades e o décimo sexto que fala sobre Paz Justiça e Instituições fortes. Associado a estes itens, em janeiro de 2022 a Organização Mundial da Saúde incluiu o burnout nas doenças laborais, transformando então o gestor como responsável pela qualidade no ambiente laboral, incluindo aqui estudantes e funcionários. Todo este contexto associado ao retorno em atividades presenciais motivou o então vice-diretor do Instituto de Biologia a criar uma comissão com as expertises locais para planejar e desenvolver estratégias de prevenção ao adoecimento decorrente do estresse psicossocial.
O objetivo primordial deste projeto contempla a intenção da saúde e bem estar compartilhados com toda a comunidade pertencente à Unicamp. Navega por atividades de conscientização que abrangem o autoconhecimento e a autoaceitação bem como atividades práticas presenciais de preferência que podem ser locais ou encaminhadas e avaliações constantes dos processos.
Os encontros têm sido presenciais e os registros estão sendo armazenados na página também criada para a divulgação. Atualmente o foco é o Instituto de Biologia, mas podemos e gostaríamos de estender para toda Comunidade que compõe a Unicamp oferecendo oficinas, práticas e a divulgação do conhecimento e do autocuidado para um ambiente de paz e saudável. A Comissão tem é composta de voluntários, apresenta identidade visual e a forma de trabalhar que seja possível visualizar e divulgar a Filosofia Ubuntu, que fala da nossa interdependência, que também é um dos princípios da Comunicação Não-Violenta, ou seja, ajudar o outro é ajudar a mim mesma ou a mim mesmo, incluindo obviamente os conhecimentos de Diversidade, Equidade, Inclusão e Direitos Humanos abordando com destaque os ODSs contemplados neste projeto. E poderá servir de modelo para várias instituições estagiarem bem como fonte de estudo laboral.
Nome: Dora Maria Grassi Kassisse
Unidade: Instituto de Biologia
Pessoas envolvidas: Ativamente 8, mas de forma voluntária toda comunidade do Instituto de Biologia atualmente.
Estágio atual: Em execução com a Comunidade do Instituto de Biologia
Como o projeto se integra à Agenda 2030: O Projeto teve início no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp desde dezembro de 2021, e vem desenvolvendo ações que buscam apresentar conhecimentos a toda comunidade do IB para a detecção das principais fontes de estresse no ambiente laboral ou não e dar informações para aprender a gerenciar a resposta do organismo aos estímulos. A comunidade poderá participar de forma ativa e voluntária em todas as atividades. A melhora no ambiente laboral inclui os atores do HIDS e toda comunidade, pois esta proposta está pautada no estudo prévio com a própria comunidade Unicamp que foi divulgado em 2020, este estudo apontou que a comunidade, tanto estudantes como funcionários docentes e não docentes estão com altos índices de estresse psicossocial e que podemos desenvolver ou nuclear estratégias de enfrentamento (coping) que amenizam os efeitos deletérios no organismo. Este projeto alcança os seguintes objetivos sustentáveis da agenda 2023: o terceiro que visa Boa saúde e Bem estar, o quarto, que indica Educação de Qualidade, o quinto que traz a Igualdade de Gênero, o oitavo que trata de Emprego Digno, o décimo que versa sobre a Redução das Desigualdades e o décimo sexto que fala sobre Paz Justiça e Instituições fortes. Associado a estes itens, em janeiro de 2022 a Organização Mundial da Saúde incluiu o burnout nas doenças laborais, transformando então o gestor como responsável pela qualidade no ambiente laboral, incluindo aqui estudantes e funcionários.
Há interesse em ocupar o HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: 50 mts2 para área de planejamento e execução de atividades indoor, um auditório que pode ser compartilhado com outros projetos com capacidade para 100 pessoas. E áreas externas para atividades ao ar livre e em contato com a natureza.
Como a proposta se integra à proposta de ocupação do HIDS Unicamp: Este projeto está integrado ao Plano de Ocupação do HIDS que visa o desenvolvimento sustentável. E integra todas as ações voltadas para a aplicação de ações que atendam a Diversidade, Equidade, Inclusão e Diretos Humanos. Claramente o projeto alcança os seguintes objetivos sustentáveis da agenda 2023: o terceiro que visa Boa saúde e Bem estar, o quarto, que indica Educação de Qualidade, o quinto que traz a Igualdade de Gênero, o oitavo que trata de Emprego Digno, o décimo que versa sobre a Redução das Desigualdades e o décimo sexto que fala sobre Paz Justiça e Instituições fortes. Associado a estes itens, em janeiro de 2022 a Organização Mundial da Saúde incluiu o burnout nas doenças laborais, transformando então o gestor como responsável pela qualidade no ambiente laboral, incluindo aqui estudantes e funcionários.
Público a ser impactado: Comunidade Unicamp e Instituições
Fontes de financiamento: Atualmente a Diretoria do Instituto de Biologia tem apoiado, mas o projeto piloto foi realizado com verba Fapesp (bolsa de Iniciação Científica).
Atualmente conta com atuação de voluntários e projetos Fapesp para estudo do modelo proposto e validação da eficácia está sendo proposto.
Resultados esperados: Identificação de protocolos e eficácia de espaços de prevenção de burnout e promoção da cultura da paz e melhoria de desempenho principalmente no ambiente acadêmico.
Cronograma: Os membros da Comissão estabeleceram uma rotina de encontros semanais ou quinzenais para que as atividades sejam oferecidas à comunidade sem sobrecarregar os envolvidos.
A identificação das atividades será elaborada considerando a demanda local (questionários estruturados ou instrumentos validados) e a disponibilidade da comunidade e do profissional visitante.
A atividade poderá ser reconhecida em processos avaliatórios ou mesmo pela presença da comunidade ou mesmo acesso aos vídeos gravados.
A proposta da Comissão como um todo também deverá estar em constante processo de renovação e de movimento para que todos possam ser atendidos de forma relevante.
Arquivo: 1686682048-arquivo-Projeto-Coping-Gerenciamento-do-Stress-HIDS.pdf