Principais objetivos: O projeto “Planejamento Energético e a Avaliação do Potencial Tecnológico e Econômico para o Processamento de Resíduos Industriais e Agropecuários, sob o conceito de biorrefinarias” tem como objetivo subsidiar a formulação do planejamento energético, ações de eficiência energética, bem como indicativos para a implementação de ações no âmbito da política energética dos estados de São Paulo e Mato Grosso.
Os estudos e pesquisas a serem desenvolvidos subsidiarão a formulação do planejamento energético, ações de eficiência energética, bem como indicativos para a implementação de ações no âmbito da política energética dos estados de São Paulo e Mato Grosso. Este plano de trabalho, a partir da formatação de banco de dados energéticos, econômico e resíduos industriais e agropecuários: i) realizar estudos e projeções da matriz energética; ii) fornecer informações energéticas para a elaboração do balanço energético estadual, ii) identificar e quantificar os potenciais de recursos energéticos sob o conceito da geração descentralizada e biorrefinarias; iii) analisar a viabilidade técnico-econômica e impactos socioambientais nos estudos a serão executados, iv) avaliar barreiras e oportunidades para incrementar empreendimentos de biocombustíveis, energia elétrica e de fontes renováveis; v) promover estudos e produzir informações para subsidiar planos e programas de desenvolvimento energético ambientalmente sustentáveis, incluindo eficiência energética. Instituição/Empresa: Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT.
Nome: Mauro Donizeti Berni
Unidade: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – NIPE
Pessoas envolvidas: 3
Estágio atual: Etapa 2
Como se integra à Agenda 2030: 7
Há interesse em ocupar uma área no HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual área estimada: 300 m2
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp:
Público impactado: consumidores de um modo geral
Fontes de financiamento: não se aplica
Resultados esperados: Para os resíduos foco: ter-se-á a construção de balanço de massa e energia, os custos de coleta e transporte até o ponto de processamento (biorrefinaria). A principal variável de contorno é a busca por uma solução de trade-off aceitável entre os objetivos de minimizar os custos de investimentos e o de minimizar dos volumes de resíduos e a sustentabilidade.
Cronograma: Etapa 1:
A primeira estará focada no diagnóstico e análises de potencial baseados nos bancos de dados construídos, que irá delinear as condições de contorno do problema de aproveitamento de resíduos: volumes de insumos disponíveis, tecnologias existentes de processamento dos possíveis derivados e quantidades ofertadas e demandadas, em análises contrafactuais dos possíveis cenários alternativos de desenvolvimento.
Etapa 2
A segunda etapa é a fase de otimização, com a busca de validação do modelo de equilíbrio setorial, tendo por base os potenciais e levantamentos da primeira etapa. Serão utilizadas técnicas microeconômicas e a avaliação de cenários de mercados para produtos derivados do processamento dos resíduos. O modelo de equilíbrio setorial contempla avaliação dos custos de coleta e transporte até centro de processamento, análise de competitividade de bioprodutos e concorrentes, quanto a preços, tecnologias empregadas, quantidades ofertadas e demandas em relação ao mercado. O modelo de equilíbrio setorial será resolvido como um problema de complementaridade misto (MCP – Mixed Complementarity Problem – Ferris & Pang, 1997),
Onde é o custo marginal exógeno da tecnologia de processamento t, é o nível de atividade da tecnologia t, é a quantidade do produto j na tecnologia t, é a demanda do produto j, é a demanda unitária do recurso k na tecnologia t e é a oferta agregada do recurso k. Observe-se que o problema deve ser formulado como um problema de equilíbrio setorial resolvido como um MCP tendo em vista que e são funções não lineares de preços no caso do aproveitamento do palhiço.
Arquivo: 1686854407-arquivo-UFMT-Planejamento-Energetico.pdf