O convênio entre o BID, Prefeitura de Campinas e a Unicamp resultou em uma proposta de master plan para a área do HIDS. Elaborado pelo Korea Research Institute for Human Settlement (KRIHS), o plano diretor é uma versão de ensaio e, portanto, não deve ser não considerada um projeto determinante para o desenvolvimento a nível local. No desenvolvimento do master plan do HIDS, o KRIHS teve a colaboração da empresa Demacamp e o acompanhamento de uma comissão de professores da Unicamp e PUC-Campinas.
Em linhas gerais, a proposta de ocupação sugere a criação de duas centralidades mais adensadas, com uso misto (incluindo habitação, áreas corporativas, comércio e serviços) e áreas predominantemente residenciais. As únicas áreas exclusivas para atividades tecnológicas são as já existentes e a área da Fazenda Argentina (CEUCI, 2022).
O arquivo abaixo não é um documento oficial da Unicamp ou da Prefeitura de Campinas. Seu objetivo é dar subsídios para o plano de ocupação do HIDS, podendo ser adotado em parte ou adaptado pelos entes que participaram do convênio.