Em 2023, a Coordenação do HIDS Unicamp encomendou um estudo de viabilidade da implantação de um centro de formação e inovação para sustentabilidade na área da Fazenda Argentina. A empresa contratada para elaborar os estudos foi a Tishman Speyer Participações (TSP), empresa do setor imobiliário com reconhecida experiência em projetos junto a instituições de ciência, tecnologia e inovação.
O estudo desenvolvido pela TSP levou em consideração a experiência do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, utilizando-o como parâmetro e referência inicial para o levantamento de outras iniciativas de mesma natureza no Brasil e no exterior. A empresa partiu da concepção da arquitetura dos prédios, e a urbanização de seu entorno, e de uma análise de usos e custos, premissas de construção e cronograma de implantação.
Outra premissa foi a de o projeto deveria ser desenvolvido segundo critérios de eficiência e sustentabilidade, com soluções de baixo consumo energético e simples manutenção, considerando os objetivos finais de investimentos destinados a implantação dos novos edifícios, e que resultassem em ambientes com os locais de trabalho internos e externos integrados, em total atendimento a padrões de desempenho que pudessem oferecer conforto humano, produtividade, criatividade e inovação.