Acreditamos que a sua participação seria um acréscimo fundamental a essa Oficina, dado o seu extenso trabalho, expertise, pesquisa e/ou participação em redes/coletivos de estudantes indígenas, parentes de indígenas, engajamento com causas indigenistas, cultura, direitos e tecnologias indígenas.
Na Oficina discutiremos temas como:
Integração acadêmica e comunitária para pensar um espaço de diálogo entre os estudantes indígenas e a comunidade acadêmica da qual fazem parte e com a sociedade, permitindo a troca de conhecimentos e experiências.
Projetos Alinhados com a Agenda 2030 para identificar projetos de pesquisa, ensino e extensão que também estejam alinhados com as demandas e interesses dos estudantes indígena e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Valorização dos Conhecimentos Tradicionais – pensar como incorporar saberes e práticas tradicionais indígenas nas discussões e projetos sobre desenvolvimento sustentável, reconhecendo e valorizando sua importância.
Redes de Colaboração – fortalecer a colaboração entre estudantes indígenas, pesquisadores, professores e outros atores envolvidos nos projetos do HIDS, criando possibilidade de cooperação mútua.
Desenvolvimento de tecnologias e inteligência artificial – para auxiliar na gestão, monitoria e defesa de seus territórios, bem como para manter suas tradições orais e línguas originárias.
Ao alcançar esses objetivos, a oficina contribuirá para uma maior inclusão e representatividade dos estudantes indígenas na Unicamp, além de enriquecer o debate e a prática do desenvolvimento sustentável na produção de um território do conhecimento.