Os pesquisadores da Unicamp, Thais Dibber, Evandro Cristofoletti, Amanda Trentin, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT); Felipe Bertuluci, Jaqueline Nishi e Leila da Costa Ferreira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam); Denis dos Santos Alves e Milena Serafim, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) são os autores do artigo “Science and Technology Parks and Environmental Governance: an Exploratory Analysis of the Intrnational Hub for Sustainable Development (HIDS Unicamp)”, um dos capítulos do Handbook of Sustainability Science in the Future: Policies, Technologies and Education by 2050 (Manual de Ciência da Sustentabilidade no Futuro: Políticas, Tecnologias e Educação até 2050), publicado pela editora Springer, em Fevereiro de 2023.
O capítulo teve como objetivo analisar a experiência de formulação do projeto do HIDS, tendo como foco a participação da Unicamp. Considerado um laboratório vivo, o HIDS visa contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável, sob as premissas da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através de uma abordagem exploratória, a análise feita pelos pesquisadores da Unicamp baseou-se em dois tipos de atividades de pesquisa: revisão de literatura sobre o tema supracitado e análise documental das publicações oficiais do estudo de caso.
As principais questões que eles buscaram responder foram: como o HIDS tem sido formulado como um modelo de parque tecnológico voltado para a cocriação do desenvolvimento sustentável e a promoção dos ODS? Como ocorrem as interações entre diferentes atores dentro do HIDS? Até que ponto a HIDS pode ser considerado um modelo para pensar e praticar o futuro da sustentabilidade no contexto latino-americano?
Como resultado, observou-se que modelos que integram redes multiatores podem contribuir para o desenvolvimento de tecnologias e educação que visem o desenvolvimento sustentável. Assim, considerando o estudo de caso, esses modelos de parques tecnológicos podem subsidiar uma maior conexão entre a tríade universidade-governo-empresas, de forma a desenvolver soluções efetivas de interesse socioambiental. Ao longo do capítulo, os autores destacaram ainda a importância de estudar iniciativas como a do HIDS para entender as particularidades da região latino-americana, a fim de construir e imaginar um futuro onde essas experiências de coprodução e sustentabilidade sejam ampliadas.