A proposta de criar o HIDS está alinhada com o compromisso da Unicamp de fazer face aos desafios do desenvolvimento sustentável e tem origem nas discussões sobre as possibilidades de uso e ocupação da Fazenda Argentina, adquirida pela Universidade em 2014 e que estendeu a área de seu campus em 140 hectares.
Na atual fase do projeto, o desafio é consolidar o papel da Unicamp: 1) como provedora de novos conhecimentos, tecnologias e inovações para o desenvolvimento sustentável e 2) como importante indutora da formação do HIDS, capaz de potencializar as sinergias necessárias tanto com a comunidade local, quanto com outros atores externos, atraindo e fixando talentos, instituições nacionais e internacionais e ampliando significativamente a força da região para responder às demandas do desenvolvimento sustentável em nível nacional e global.
Para que a ocupação do HIDS Unicamp seja bem-sucedida é fundamental conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão (já em andamento ou em fase de elaboração) alinhados com a Agenda 2030, assim como identificar interesses e demandas da comunidade acadêmica da Unicamp em relação aos espaços do HIDS Unicamp.
Para isso, a equipe da Coordenação de Implantação do HIDS Unicamp convida toda comunidade acadêmica a responder a uma consulta sobre de projetos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, que estejam em andamento ou em fase de elaboração. O objetivo da consulta é obter um mapeamento deste tipo de projeto, assim como identificar demandas e interesses de desenvolver projetos na área da Fazenda Argentina.
Clique aqui para conhecer os princípios que devem nortear os projetos e propostas a serem enviados para equipe da Coordenação de Implantação do HIDS Unicamp.