Principais objetivos: O HIDS possui uma visão inspiradora, que consiste em contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável. Essa contribuição envolve a união de esforços tanto a nível nacional quanto internacional, com o objetivo de gerar conhecimento, tecnologias inovadoras e educação para as futuras gerações. O HIDS será uma região que se destacará como um epicentro de pesquisa e inovação científica e tecnológica, onde o conhecimento será a moeda mais valiosa. Nesse sentido, em meio a esse avanço científico e tecnológico, surge uma necessidade crucial: a criação de uma biblioteca inteligente e sustentável.
Pode parecer paradoxal em um ambiente conhecido por suas startups e laboratórios de pesquisa de ponta, mas, na verdade, uma biblioteca moderna desempenha um papel fundamental na construção de uma comunidade intelectual robusta e no desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, uma biblioteca moderna, inteligente e sustentável, atuará como um farol de informação e conhecimento, proporcionando acesso a uma ampla variedade de recursos de pesquisa digitais e plataformas de aprendizado de última geração para estudantes, empreendedores e pesquisadores, assim como eventos culturais. A intenção é que essa biblioteca não mantenha uma coleção de livros físicos, a fim de otimizar seus espaços para pesquisa, estudo, encontros e colaborações. Esses espaços contribuirão, ainda mais, para que talentos possam se reunir, compartilhar ideias, realizar reuniões e construir redes, promovendo parcerias frutíferas e inovações disruptivas. Além disso, poderá ser um espaço de descompressão e, caso algum usuário necessite de material físico disponível nas 30 bibliotecas do SBU, nosso serviço de malote garantirá a entrega. Além disso, a biblioteca poderá funcionar 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, ao adotar tecnologia de digitalização facial, que exigirá uma equipe reduzida para operar nos dias não úteis. Adicionalmente, a biblioteca inteligente do HIDS oferecerá programas de educação continuada, workshops, palestras e recursos digitais para ajudar os profissionais a se manterem atualizados em suas áreas de atuação. Isso não apenas beneficiará os indivíduos, mas também fortalecerá a força de trabalho da região como um todo.
Para a concepção deste projeto, nos inspiramos em bibliotecas inovadoras em todo o mundo, especialmente na DTU Library (https://www.youtube.com/watch?v=qEc7_8xpdj4) e Hunt Library (https://www.lib.ncsu.edu/hunt).
Nome: Márcio Souza Martins e Oscar Eliel
Unidade: Sistema de Bibliotecas da Unicamp
Pessoas envolvidas: Não temos esse número, mas o projeto poderá beneficiar a todos.
Estágio atual: Proposta
Como se integra à Agenda 2030: A integração de um projeto de biblioteca inteligente e sustentável no HIDS à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) poderá ser realizada considerando as dimensões ambiental, social e econômica. Além disso, alinha-se com os objetivos globais estabelecidos pela ONU para tornar o mundo mais justo, equitativo e ambientalmente responsável até o ano de 2030.
Há interesse em ocupar uma área no HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área a ser ocupada: Ainda não temos essa informação.
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: A integração de um projeto de biblioteca inteligente e sustentável no HIDS apoiará a sua missão de ser conhecida por seu ecossistema tecnológico e inovador. Seguem algumas maneiras pelas quais o projeto pode se alinhar com esses princípios:
Inovação e tecnologia avançada: o projeto da biblioteca deverá incorporar tecnologias de ponta para fornecer serviços avançados de pesquisa aos usuários, refletindo o ambiente de inovação;
Espaço para colaboração: a Biblioteca Inteligente do HIDS deverá oferecer espaços de colaboração flexíveis e tecnologicamente equipados, onde empreendedores, pesquisadores e estudantes possam se reunir para compartilhar ideias e iniciar projetos conjuntos;
Acesso ao conhecimento: O projeto deverá enfatizar o acesso a uma vasta gama de recursos educacionais e de pesquisa já disponibilizados pelo SBU, incluindo e-books, periódicos digitais, cursos online e plataformas e ferramentas de pesquisa, refletindo o compromisso do HIDS com o aprendizado contínuo;
Sustentabilidade ambiental: A biblioteca deverá ser projetada com princípios de sustentabilidade, incorporando práticas ecológicas, como eficiência energética;
Apoio ao empreendedorismo: O projeto deverá incluir espaços dedicados ao apoio ao empreendedorismo, como áreas de coworking, salas de estudos individualizadas e com tecnologias de ponta, para impulsionar o espírito empreendedor HIDS;
Aprendizado contínuo: O projeto deverá oferecer espaços propícios para a realização de programas educacionais e de desenvolvimento de habilidades que atendam às demandas do mercado de trabalho em constante mudança.
Público a ser impactado: Estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, empresas, startups, funcionários, instituições educacionais e comunidade em geral.
Fontes de financiamento: Buscaremos recursos da Universidade e parcerias com empresas.
Resultados esperados: A implementação de uma biblioteca inteligente e sustentável no HIDS poderá levar a uma série de resultados esperados e impactos positivos em várias áreas. A biblioteca proporcionaria acesso a uma ampla gama de recursos educacionais e de pesquisa, assim como a disponibilização de espaços de colaboração e recursos tecnológicos avançados que impulsionariam a criatividade e a inovação, incentivando a criação de startups e o desenvolvimento de novas ideias. A biblioteca se tornaria um centro de aprendizado e pesquisa, atraindo estudantes, pesquisadores e acadêmicos, fortalecendo assim a comunidade intelectual. Ela também poderá se tornar um ponto de encontro para a comunidade local, promovendo conexões e fortalecendo os laços sociais. Por fim, ao atender às dimensões ambiental, social e econômica, o projeto contribuiria diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Cronograma: Ainda não temos.