Principais objetivos: O projeto de doutorado intitula-se “Cenários de infraestrutura verde para regulação da temperatura e redução da exposição ao calor na cidade de Campinas/SP: adaptação às mudanças climáticas baseada em serviços ecossistêmicos”, e tem como principal objetivo analisar o potencial de ampliação da infraestrutura verde em atenuar a temperatura atual e futura no perímetro urbano de Campinas, reduzindo a exposição da população ao calor.
O projeto tem uma etapa metodológica que realizará modelagem do arranjo espacial do componente arbóreo, a nível de espécie, visando o maior desempenho dos processos envolvidos no resfriamento urbano. A simulação ocorrerá em áreas de Campinas com diferentes morfologias e densidades de infraestrutura construída. Parte do estudo de caso em questão ocorrerá no espaço do HIDS. Por se tratar de área de expansão urbana em fase inicial de ocupação, o local possibilitará simulações com altos níveis de cobertura arbórea, em contraste, por exemplo, com a região central da cidade.
Além da abordagem da adaptação às mudanças climáticas via soluções baseadas na natureza, a discussão do projeto se aproxima do HIDS na medida em que aborda o tema de uma infraestrutura verde ecologicamente funcional, baseada principalmente em altos índices de arborização, visando maximizar a oferta de serviços ecossistêmicos e seus benefícios.
Nome: João V. Martinelli (doutorando) e David M. Lapola (orientador)
Unidade: NEPAM – Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais
Pessoas envolvidas: Duas pessoas diretamente envolvidas
Estágio atual: Estágio inicial, conceitualização, definição de procedimento metodológico e estabelecimento de cronograma.
Como se integra à Agenda 2030: O projeto em questão contempla principalmente os ODSs 11, 13 e 15, na medida que a infraestrutura verde e a provisão de serviços ecossistêmicos são parte importante das estratégias para aumentar a resiliência e a sustentabilidade das cidades; além do que, o projeto tem como um de seus eixos a adaptação às mudanças climáticas. Aumentar a vegetação nativa e diversificada nas cidades também contribui com o ODS 15, visto que amplia a conservação da biodiversidade propiciando aumento de habitat.
Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Não
Se sim, qual a área estimada:
Como o projeto se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O aumento planejado da infraestrutura verde urbana gera impactos positivos no que se relaciona à dinâmica dos recursos hídricos, na fixação de carbono, e ainda contribui com a promoção de saúde e bem-estar das pessoas. Uma área urbana sustentável, como a projetada pelo HIDS, se manter uma comunidade vegetal diversificada, com estrutura complexa e multifuncional, atrai e impulsiona a biodiversidade local, ao mesmo tempo em que previne a ocorrência de ilhas de calor e poluição do ar. Por essas e outras razões, este projeto está alinhado aos princípios norteadores “uso sustentável de recursos e a promoção da integridade ambiental”.
Público a ser impactado: Todas as pessoas que vão morar e/ou circular pelo espaço do HIDS.
Fontes de financiamento: O doutorando responsável pelo projeto aqui identificado é bolsista Capes, e em breve passará a receber bolsa da Fapesp. Os valores disponibilizados são suficientes para o desenvolvimento da pesquisa.
Resultados esperados: Compreender a influência da configuração da vegetação e de atributos funcionais específicos envolvidos na oferta de serviços ecossistêmicos, com ênfase naqueles relacionados ao resfriamento do meio urbano. Discutir e avançar o conhecimento sobre a viabilidade no desenvolvimento de centros urbanos altamente arborizados, elucidando os principais trade-offs implicados.
Cronograma: Os resultados definitivos desta pesquisa serão apresentados no final de 2025, quando da defesa da tese. Em 2023 serão gerados os primeiros mapas de uso e cobertura da terra, além das entrevistas com o poder público; entre 2024 e 2025 serão realizadas as modelagens de vegetação e mitigação de calor, com as simulações no HIDS levanto em conta os projetos disponíveis sobre o seu plano de desenvolvimento.