Principais objetivos: Criar e construir um Centro de Pesquisa, Inovação e Atenção à Saúde em Enfermagem (CPIASE). A intencionalidade deste centro é ter um espaço apropriado para implementar e ampliar ações em todos os ciclos de vida, da infância à velhice por meio de estratégias de promoção de saúde, prevenção de condições agudas e crônicas, acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, práticas integrativas e complementares a saúde, tecnologia em saúde, com investimentos na rede de inteligência artificial, criação de softwares de uso na saúde e laserterapia. Almeja-se que esse centro seja um espaço de apoio para a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e de Atenção à saúde da população por meio de estratégias inovadoras de cuidado em saúde, e de capacitação/aprimoramento de profissionais de enfermagem e de saúde em colaboração com instituições nacionais e internacionais
Nome: Maria Helena Melo Lima, Eliana Pereira Araújo, Daniella Pires Nunes, Renato Caires, Daniela Fernanda dos Santos Alves, Susimar de Fátima Benato Fusco , Ariane Polidoro Dini, Débora de Souza Santos, Renata Cristina Gasparino, Marilia Estevam Cornelio e Roberta Cunha Matheus Rodrigues.
Unidade: Faculdade de Enfermagem – FEnf
Pessoas envolvidas: Docentes, discentes do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, profissionais da carreira PAEPE da Faculdade de Enfermagem da Unicamp e pesquisadores externos à unidade.
Estágio atual: Proposta em desenvolvimento por meio de projetos com financiamento na área de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde do município de Campinas, bem como nos hospitais universitários do complexo de saúde da Unicamp e na comunidade da Universidade.
Como se integra à Agenda 2030: O CPIASE está fundamentado em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como: i.) Área de Saúde e bem-estar (ODS3) no qual a maioria dos cuidados de Enfermagem estão inseridos; ii. Colaboração nacional e internacional na formação de professores qualificados para países em desenvolvimento e menos desenvolvidos (ODS4); iii. Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva (ODS5), no qual a enfermagem desenvolve ações que possibilitam a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas; iv. Assegurar os padrões de produção e consumo sustentável, fortalecer o conhecimento por meio de pesquisas e atividades extensionistas com o intuito de proporcionar mudanças de padrões mais sustentáveis de produção e consumo dos recursos hospitalares (ODS12).
Há interesse em ocupar uma área no HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: 2500 m2. A área inclui ambientes para atividades de assistência à saúde da comunidade (salas para atendimento em grupo e individual, telessaúde), de pesquisa (laboratórios), de ensino (laboratórios de ensino para a realização de ações de educação continuada, orientação e capacitação de profissionais), administrativas e de infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O CPIASE se integra ao projeto HIDS por envolver diversas ações de pesquisa, inovação, ensino e extensão de forma interdisciplinar, com previsão de parcerias com as demais unidades da Universidade Estadual de Campinas (FCM, FCA, FEF, FCF, FEQ, IFCH, IA), Secretaria de Saúde do município de Campinas, iniciativa privada, além de parceiros internacionais. Espera-se que a estrutura física do CPIASE seja construída de maneira integralmente sustentável, bem como as ações nele desenvolvidas. Ademais, esse projeto se integra à inovação proposta pelo HIDS devido ao envolvimento de iniciativas no âmbito da rede de inteligência artificial e de outras tecnologias em saúde.
Público a ser impactado: discentes da graduação e da pós-graduação, profissionais de enfermagem e de saúde, comunidade da Unicamp e de outras instituições de Ensino e de Saúde e população da região metropolitana de Campinas.
Fontes de financiamento: Encontram-se ainda em prospecção. Entretanto, atualmente são desenvolvidos projetos de pesquisa com financiamento de órgãos de fomento e de ensino e extensão com financiamento da Universidade, porém sem espaço físico específico com infraestrutura adequada para o desenvolvimento das propostas. Há previsão de solicitação de emendas parlamentares e captação de recursos financeiros por meio de submissão a editais de órgãos de fomento à pesquisa como FAPESP, CNPq e FINEP.
Resultados esperados: Espera-se ofertar ações de saúde inovadoras à comunidade bem como capacitar profissionais de enfermagem e saúde com base em evidências científicas, com vistas à melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida da população. Espera-se que o CPIASE seja uma estrutura aglutinante de pesquisa e ensino na área da atenção à saúde e áreas correlatas. Espera-se que o CPIASE seja construído de forma sustentável e tenha salas para atendimento individual e coletivo à comunidade, laboratórios de pesquisa e ensino, e espaços para realização de atividades de extensão.
Cronograma: 2023 a 2024 – Projeto executivo do CPIASE e captação de recursos financeiros para a primeira fase do projeto.
2024 a 2027- Construção da primeira fase do CPIASE.
2027 a 2030- Finalização da construção e instalação de equipamentos.
Espera-se que, em 2030, essas atividades possam estar sendo oferecidas para a comunidade.