Principais objetivos:
Objetivo Geral: Compreender o cuidado prestado às mulheres vítimas de violência e aos órfãos do feminicídio por profissionais da rede de atenção à VCM.
Objetivo secundário: Avaliar a associação entre fatores socioeconômicos ligados ao contexto em que a mulher vítima de VCM vive e aqueles ao agressor, os quais podem impactar nos desfechos dos tipos de violência contra a mulher no Brasil de 2009 a 2021.
Nome: Luciane Miranda Guerra
Unidade: FOP
Pessoas envolvidas: 15
Estágio atual: submissão ao CEP
Como se integra à Agenda 2030: saúde e bem estar
Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Sim
Se sim, qual a área estimada: 16 m2
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: Necessitamos de área física de 4×4 m para reuniões de pesquisa. Isso pode se dar em qualquer parte do espaço desde que tenha as condições necessárias para trabalho saudável: ventilação, iluminação etc., a fim de que pesquisadores de várias localidades, envolvidos direta ou indiretamente no projeto possam se reunir periodicamente.
Público a ser impactado: Mulheres vítimas de violência e trabalhadores do SUS
Fontes de financiamento: O projeto ainda está em fase de aprovação pelo CEP e submissão a agências de fomento.
Resultados esperados: aquisição de subsídios teóricos que possam embasar políticas públicas voltadas ao combate da Violência contra a Mulher.
Cronograma:
- 2º semestre de 2023 – submissão do projeto já aprovado pelo CEP a FAPESP 1º e 2º semestres de 2024 – coleta de dados em campo com discussões paralelas pela equipe de pesquisa (coleta e análise simultâneas)
- 1º semestre de 2024 – discussão dos dados por pares de pesquisa e elaboração de referencial norteador para políticas públicas
- 2º semestre de 2024 – discussão do referencial com trabalhadores do SUS Campinas envolvidos no combate à Violência contra a mulher, sociedade civil e Conselho Municipal de Saúde de Campinas para a elaboração democrática de documento a ser enviado para o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.