Principais objetivos: Construção de edificações para abrigar grupos de pesquisa vinculados ao CEPETRO para atuação específica nas áreas de Transição Energética, Novas Energias e CCUS. Há demanda interna de diversos de grupos de pesquisa que trabalham nas áreas indicadas por espaço físico para desenvolver suas atividades. Há a necessidade de Possibilidade de aumento da captação de recursos para pesquisas devido à infraestrutura; e há a possibilidade de aumento de TRL das pesquisas desenvolvidas por meio de parcerias com Startups instaladas no HIDS e região, e com outros Centros de Pesquisa.
Nome: Marcelo Souza de Castro
Unidade: Centro de Estudos de Energia e Petróleo – CEPETRO
Pessoas envolvidas: 60
Estágio atual: Busca de recursos com empresas para a construção.
Como se integra à Agenda 2030: O projeto se integra aos objetivos 1, 4, 7, 8, 9, 11 e 13
Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Sim
Se sim, qual a área estimada: 8000 m2
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: A instalação da infraestrutura e os projetos de pesquisa estão em consonância com a visão do Conselho Consultivo para o HIDS, que seria um espaço para desenvolvimento de pesquisa de excelência em sustentabilidade, buscando soluções inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável produzindo conhecimento, sendo um novo modelo de relacionamento entre instituições públicas e privadas, e por fim, contribuindo para que o HIDS seja um modelo de espaço inteligente e sustentável, na busca de um modelo de cidade do futuro.
Público a ser impactado: Como estamos discutindo transição energética, novas energias e CCUS o impacto é em toda a sociedade.
Fontes de financiamento: As fontes de financiamento previstas para a construção do espaço físico, bem como dos projetos de pesquisa futuros são as empresas da área de energia. Tais empresas, pela produção de petróleo e gás no país, precisam investir recursos em P, D & I.
Resultados esperados: Espaço físico, arrecadação de recursos com novos projetos de pesquisa nas áreas de transição energética, novas energias, e CCUS. Além disso, aumento de TRL e CRL das pesquisas realizadas e parceria com outros atores para desenvolvimento de pesquisas e produtos.
Cronograma: O projeto, neste ano de 2023, fará a adequação dos projetos executivos dos prédios para atender às demandas de sustentabilidade definidas pela DEPI e HIDS. No ano de 2024 buscaremos os recursos para a construção dos prédios com previsão de finalização em 3 anos. Após isso haverá a ocupação dos prédios pelos grupos de pesquisa, os projetos de pesquisa nas áreas indicadas e talvez até mesmo por startups relacionadas.