Principais objetivos: O projeto se constitui de iniciativas de cursos sobre Comunicação Não-Violenta que iniciou em 2021 com o curso de extensão IEL-0336 pela Extecamp, seguido em 2022 de um segundo curso de extensão, o IEL0354, ambos voltados ao público amplo, especialmente de fora da universidade. Também em 2022, começamos a construir e implementar cursos e workshops sobre este tema, agora direcionados à comunidade interna, de funcionários e docentes.
O grande objetivo por trás destas iniciativas é promover a cultura de paz e da ação não-violenta na comunidade interna e na sociedade de modo geral, com vistas à transformação no nível pessoal e no nível social (sistêmico/estrutural). No futuro, quero também atuar em outras frentes para além dos cursos, como projetos voltados para instituições específicas (educacionais e outras) e políticas públicas.
No momento, dois atores importantes nestas iniciativas tem sido a Extecamp, a Educorp e também a Associação Claves Brasil.
Nome: Pablo Picasso Feliciano de Faria
Unidade: IEL
Pessoas envolvidas: 5
Estágio atual: Cursos em andamento com turmas regulares
Como se integra à Agenda 2030: 5, 10, 11, 13, 16
Há interesse em ocupar o HIDS Unicamp: Não
Se sim, qual a área estimada:
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: Na medida em que busca promover a cultura de paz e de ação não-violenta, o desenvolvimento de habilidades de comunicação não-violenta (CNV) empodera indivíduos e grupos para a promoção de transformações que visem o bem-estar individual e coletivo. Apontei as questões de igualdade de gênero, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, ação contra a mudança climática e paz, justiça e instituições eficazes como os mais diretamente relacionados. No entanto, o fato é que a CNV, quando mais plenamente compreendida e exercitada, promove uma mudança de atitude e consciência com potencial de impacto e transformação.
Público a ser impactado: Público em geral, interno e externo à universidade
Fontes de financiamento: No momento, os cursos da Extecamp são financiados através de taxas de inscrição. Os da Educorp são financiados com verba própria.
Resultados esperados: A cada ano, esperamos capacitar entre 100 a 400 pessoas em todos os cursos e workshops.
Cronograma: Como são cursos, os oferecimentos são definidos caso a caso, conforme necessidades e condições do momento. Em geral, temos trabalhado com pelo menos uma oferta semestral de cada curso e com dois workshops semestrais.