Principais objetivos: Entendemos que muitos dos projetos a serem desenvolvidos no âmbito do HDS envolverão o uso de dados coletados por meio de sensores, utilizando soluções de Internet das Coisas (IoT). A proposta de projeto de apresentamos aqui está voltada ao desenvolvimento dessas soluções de IoT. Estudos recentes revelam que a boa parte das iniciativas de IoT não obtém sucesso devido à natureza multidisciplinar dessas soluções, que envolvem áreas como computação, eletrônica e comunicação sem fio, bem como a falhas no planejamento e implementação das mesmas. Diante desse cenário, nosso grupo de pesquisa tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de metodologias para projetos de soluções de IoT, abordando de forma sistemática e integrada todos os componentes dessas soluções, incluindo sensores, redes sem fio, armazenamento e processamento de dados, e apresentação dos resultados. Assim, o objetivo dessa proposta é oferecer suporte aos projetos desenvolvidos no âmbito do HIDS, auxiliando na concepção e implementação de suas soluções de IoT.
Nome: Paulo Cardieri
Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
E-mail: cardieri@unicamp.br
Pessoas envolvidas: O grupo é formado por 12 pessoas: dois professores da FEEC, um pesquisador visitante, um pesquisador de outra instituição de ensino superior, dois alunos de doutorado, dois alunos de mestrado, e quatro alunos de iniciação científica.
Estágio atual: O projeto vem sendo desenvolvido há 6 anos, e as metodologias de projeto desenvolvidas resultaram em uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado, e em diversos artigos publicados. Além disso, foram criados cursos de extensão e de pós-graduação para a disseminação dessas metodologias. Continuamos a trabalhar no refinamento das metodologias, buscando customizá-las para diferentes áreas de aplicação.
Como se integra à Agenda 2030: As metodologias de projeto de IoT que desenvolvemos podem ser aplicadas em todas as iniciativas da Agenda 2030 que envolvam a coleta e o processamento da dados.
Há interesse em ocupar o HIDS Unicamp: Não
Se sim, qual a área estimada:
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O nosso projeto se integra aos princípios como um apoio aos projetos que serão desenvolvidos no HIDS.
Público a ser impactado: O público impactado diretamente é formado pelos pesquisadores dos projetos a serem desenvolvidos no HIDS.
Fontes de financiamento: O projeto vem sendo financiados por meio de bolsas aos alunos de pós-graduação e de recursos arrecadados com os cursos de extensão ministrados sobre a metodologia de projeto.
Resultados esperados: O resultado esperado desse projeto é a implementação em sucedida de soluções de IoT demandadas pelos projetos do HIDS.
Cronograma: O cronograma dependerá das demandas por soluções de IoT dos outros projetos.