Principais objetivos: O projeto consiste no desenvolvimento de uma semeadora autopropelida, com propulsão híbrida. Este projeto eliminará o trator do processo de plantio e significará um ganho importante em termos energéticos para o processo, uma vez que parte do peso a ser transportado será eliminado.
Trata-se de um projeto entre a Fac. de Engenharia Mecânica, e a Fac. de Engenharia Agrícola da UNICAMP, em conjunto com a UFABC e o IF-SP, campus de Araraquara. O financiamento é através da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, com apoio financeiro da empresa Marchesan, de Matão, SP.
Além dos benefícios listados, o projeto permitirá a criação de um polo de tecnologia regional em Matão, para o desenvolvimento de novos implementos autopropelidos, permitindo a criação de novos empregos e a qualificação destes.
Nome: Auteliano Antunes dos Santos Junior
Unidade: FEM
Pessoas envolvidas: 37
Estágio atual: Foram completados 14 meses dos 24 previstos. Estamos iniciando a construção do primeiro protótipo físico da semeadora.
Como se integra à Agenda 2030: Objetivos 7, 8, 9, 13, 11.
Há interesse em ocupar uma área no HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: 200 m2 e uma área plana para testes da semeadora
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O projeto envolve o desenvolvimento de tecnologia aplicada para a redução do uso de combustíveis fósseis. É a primeira etapa num processo de eletrificação total da semeadora. Assim, se encaixa plenamente no desafio (1).
Além disso, inclui um grupo de pesquisadores de duas faculdades da UNICAMP e duas instituições externas, que não têm um local determinado para o desenvolvimento deste e dos futuros projetos derivados, estando em plena consonância com o desafio (2). A existência desse local de trabalho, ainda que não possa ser usado imediatamente, potencializará os trabalhos do grupo e permitirá a aglutinação de novos atores ao projeto.
Público a ser impactado: Trabalhadores, indústrias e produtores do setor agrícola, mas também todos os que se beneficiarão da redução do impacto ambiental do uso de tecnologias como a que está sendo proposta.
Fontes de financiamento:
FUNDEP – R$ 2.641.707,53
MARCHESAN – R$ 1.817.027,00
Resultados: i) Um veículo autopropelido capaz de realizar a operação de semeadura de grãos graúdos (soja, milho, algodão…), com fonte de potência híbrida e propulsão elétrica, testado e validado em ambiente operacional.
ii) Um novo sistema e estratégia de controle para tração em ambientes agrícolas, plenamente operacional, com foco nas condições de operação de semeadoras.
iii) Um novo sistema de transmissão elétrico (“drive train”) para ser empregado em semeadoras autopropelidas, com maior eficiência energética que as transmissões mecânicas convencionais.
iv) Um novo sistema de direcionamento e estratégia de condução para semeadoras em ambiente agrícola, específico para semeadoras autopropelidas, totalmente operacional, que possa ser operado por controle remoto, de forma a servir como base para futuras semeadoras autônomas.
v) O desenvolvimento de um conjunto de potência (motor, gerador, baterias/supercapacitores, controle), baseado ou não em componentes comerciais disponíveis, que possa ser empregado como fonte de potência para a semeadora, mas com características de modularidade para ser empregado em futuras aplicações autopropelidas com outras máquinas agrícolas.
vi) O desenvolvimento de uma estratégia adequada de gerenciamento de energia visando a eficiência e a autonomia das semeadoras autopropelidas.
vii) A formação de alunos de graduação e pós-graduação, bem como o fortalecimento das equipes de pesquisa envolvidas, em áreas ligadas ao desenvolvimento de veículos autopropelidos para uso agrícola.
viii) A geração e transferência de conhecimento e tecnologia entre instituições públicas de pesquisa e empresas do setor agrícola, ampliando o portfólio de produtos de empresas nacionais em temas ligados à Agricultura 4.0.
ix) A criação de um novo polo desenvolvedor e produtor de veículos agrícolas autopropelidos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região de atuação da MARCHESAN, gerando novos empregos e empresas.
x) A disseminação do conhecimento através de artigos científicos e eventuais patentes, vinculados aos resultados da pesquisa e às dissertações e trabalhos de graduação.
Cronograma: EM ARQUIVO ANEXO.
Arquivo: 1685917744-arquivo-Cronograma-Semeadora-Autopropelida.pdf