Principais objetivos: Construção de um edifício sede multiusuários que integrará num mesmo ambiente físico atividades interdisciplinares de três Órgãos do sistema COCEN: CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural), LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais) e NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora), intitulado, até o momento, de Espaço de Arte Contemporânea (EAC).
A UNICAMP não conta atualmente com um espaço adequado para a apresentação dos trabalhos artísticos e científicos desses três Centros dedicados à cultura. Não possui um teatro adequado às artes cênicas e tampouco um espaço adequado acusticamente para ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica da UNICAMP. As potencialidades do Espaço de Arte Contemporânea (EAC), como proposto neste projeto, fomentarão na Unicamp uma gama significativa de novas experiências, que proporcionarão uma forma bastante efetiva de integração e relações significativas, tanto no meio da comunidade interna, como da universidade com o público externo. O EAC proporcionará uma nova dimensão na arquitetura dos processos criativos em arte contemporânea, uma visão abrangente do fazer arte e ciência em conjunto. O volume e o impacto acadêmico e cultural da produção do LUME, NICS e CIDDIC impõem naturalmente a necessidade de um espaço comum, com infraestrutura adequada para uma inter-relação eficaz de suas atividades e, principalmente, uma efetiva apresentação pública de seus trabalhos. A construção do EAC permitirá também uma maior interação desses três Órgãos com os Programas de Graduação e Pós-graduação nas áreas com as quais já se relacionam e, certamente, deverá potencializar o surgimento de outras colaborações. Além disso, os três órgãos envolvidos atuam em estreita interface com instituições culturais fora da universidade, tanto no Brasil como no exterior.
Nome: ANA CAROLINA DE MOURA DELFIM MACIEL
Unidade: COCEN – COORDENADORIA DE CENTROS E NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES DE PESQUISA
Pessoas envolvidas: Além de professores, pesquisadores, funcionários (atualmente em torno de 90 servidores), alunos de graduação, de pós-graduação e de extensão ligados diretamente nas atividades de pesquisas realizadas pelos Núcleos e Centro envolvidos no projeto, as suas performances e apresentações artísticas atraem um público externo de centenas de pessoas.
Estágio atual: É preciso uma definição do local a ser construído o Espaço Cultural EAC. Identificar potenciais parcerias e alternativas para a captação de recursos a fim de tornar a proposta exequível, o que pode envolver, além de parcela de recursos próprios da Universidade, nova solicitação de subsídios governamentais, busca de parcerias com empresas privadas, bem como a apresentação da proposta a possíveis doadores.
Como o projeto se integra à Agenda 2030: O projeto busca atender o Planes Unicamp 2021/2025. Aprimorar o acesso, permanência e desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal como mecanismo de promoção de igualdade e diversidade: O Espaço de Arte Contemporânea se propõe como um ambiente multifuncional e multiusuário – uma sede para o CIDDIC, LUME e NICS que atuam no fomento da expansão dos limites do fazer artístico no mundo contemporâneo, através da pesquisa, criação e performance artística. Aprimorar os métodos educacionais para torná-lo flexível, contemporâneo e de aprendizagem centrada no estudante: A construção do EAC permitirá também uma maior interação desses três Órgãos com os Programas de Graduação e Pós-graduação nas áreas com as quais já se relacionam e, certamente, deverá potencializar o surgimento de outras colaborações. Difundir o conhecimento produzido para a sociedade: O projeto poderá ofertar à comunidade um espaço cultural com atividades continuadas, além de um ponto de encontro interdisciplinar universitário para trocas de ideias e convívio. Aumentar o impacto nacional e internacional da pesquisa: Os Órgãos beneficiados com o EAC têm desenvolvido importantes projetos de pesquisa com colaboração internacional e com financiamento de agências de fomento.
Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Sim
Se sim, qual a área estimada: 4.220 m
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O Centro e os Núcleos envolvidos no projeto, possuem grande Interface com a comunidade interna e externa à Universidade. Trata-se de um projeto de convergência e integração, aberto à comunidade externa, envolvendo pesquisadores, professores, alunos e funcionários da Unicamp e que se alinha à proposta de ocupação e circulação de pessoas na área do HIDS Unicamp.
Público a ser impactado: Empreendimento atende à comunidade interna e externa à Unicamp, todos três Centro e Núcleos envolvidos tem uma programação que atrai um número significativo de público externo, além disso são referência em suas áreas de atuação, sendo procurados por bolsistas, pós-graduandos, pesquisadores visitantes, além do público em geral para suas apresentações e performances.
Fontes de financiamento: O projeto será iniciado após a definição do local e, por enquanto, não há fontes de financiamento previstas, mas estamos nos mobilizando para ir em busca de parcerias para a viabilização do mesmo.
Resultados esperados: A nova sede se constitui como um espaço cultural relevante para atividades de pesquisa e extensão, além da potencialidade de receber o público interno e externo num ambiente adequado e com locais para convívio e trocas de experiências culturais e artísticas. Além disso, contará com um espaço para a guarda de acervo (figurino, instrumentos, materiais cênicos) que atualmente ocupam espaços improvisados, precários e fragmentados.
Consolidar a convergência das atividades dos Centro e Núcleos envolvidos, tendo um diálogo constante com a comunidade, promovendo a extensão universitária e a democratização da cultura.
Cronograma: Depende da definição do local para construção do EAC.