Principais objetivos: Hub de Saúde Global – eixo ODS 3.3.
O Hub de Saúde Global da Unicamp consiste numa rede de pesquisadores e stakeholders de diferentes Institutos da Unicamp incluindo a FCM, IB, as áreas tecnológicas com atores externos públicos e privados.
A transversalidade marca o cenário da saúde no período pós-pandêmico e as interações entre as diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade devem ser priorizadas no sentido de” assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades” (ODS 3).
No escopo da ODS 3 destaca-se o item 3.3. e 3.b que consistem em:
– “até 2030, acabar com as epidemias de HIV/aids, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis”.
– 3.b “Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis, que afetam principalmente os países em desenvolvimento, proporcionar o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis, de acordo com a Declaração de Doha, que afirma o direito dos países em desenvolvimento de utilizarem plenamente as disposições do acordo TRIPS sobre flexibilidades para proteger a saúde pública e, em particular, proporcionar o acesso a medicamentos para todos”.
O controle das doenças transmissíveis de alta carga e associadas à vulnerabilidade social envolvem pesquisa e inovação no diagnóstico e terapêutica custo-efetivas.
Este avanço só será possível através da intersetorialidade.
Nome: Mariangela Ribeiro Resende
Unidade: Faculdade de Ciências Médicas – Infectologia
Pessoas envolvidas: 15
Estágio atual: Inicial
Como se integra à Agenda 2030: Como já citado a saúde e bem estar (ODS3) relaciona-se intimamente com todos os objetivos
Há interesse em ocupar o HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: Planta deve contemplar as seguintes unidades: ARÉA ASSISTENCIAL Recepção de pacientes Sala de espera Banheiro feminino e masculino para participantes Balcão para recepcionista com visibilidade para a sala de observação Arquivo de CRFs dos estudos em andamento seguro e de fácil acesso à equipe do centro e aos monitores Consultórios para atendimento e consultas com fluxo de entrada e saída dos participantes de forma separada. Sala de coleta de exames O circuito em U facilita a dinâmica de atenção ao participante no centro sem cruzamento de fluxos. ÁREA de FÁRMACIA Área de farmácia dividida em: – área de estoque do produto sob investigação sob refrigeração; – área de descarte. Climatizada e com gerador. Características acesso restrito, área reservada dentro do centro. ARÉA de EDUCAÇÃO CONTINUADA e TELESAÚDE Sala multiuso (reunião de equipe, orientação de TCLE para grandes grupos, treinamentos) preferência em formato para teleconferência Salas para monitoria: local reservado e de fácil acesso aos CRFs
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O projeto integra-se plenamente aos ODS 3.3. e ODS 3.b.
Público a ser impactado: Toda a sociedade sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade para as referidas e aquelas expostas a estes agravos.
Fontes de financiamento: Indústrias do complexo econômico da saúde.
Agências de Fomento Públicas como CNPq, FAPESP, Editais internacionais específicos ligados aos BRICS ou outras agências Internacionais como Bill e Melinda Gates.
Resultados esperados: Eliminação da tuberculose, HIV/aids e outras doenças negligenciadas como problema de saude pública como proposta pela Organização Mundial de Saúde.
Cronograma: Formalização do Hub de Saúde Global pela reitoria da UNICAMP (2023); alinhamento dos projetos com os patrocinadores.