Principais objetivos: Os objetivos centrais da proposta são:
1. Consolidação do Laboratório de Pedologia (LabPed) do Instituto de Geociências (https://www.ige.unicamp.br/pedologia/), para que se possa ampliar e diversificar suas atividades;
2. Consolidar o Grupo de Mapeamento Pedológico, visando produzir mapeamentos que auxiliem no uso e manejo adequado do solo, especialmente em pequenas propriedades;
3. Ampliar a capacidade de execução de análises laboratoriais do LabPed, permitindo a execução de análises de rotina (químicas e físicas) que viabilizem o mapeamento pedológico com baixo custo, otimizando a produção/conservação para pequenos proprietários;
4. Estabelecer rotinas de levantamentos e análises que possa otimizar os levantamentos pedológicos;
5. Ampliar a capacidade de divulgação científica na área de ciência do solo, especialmente na área de conservação e no ensino básico.
Nome: Francisco Sérgio Bernardes Ladeira
Unidade: Instituto de Geociências
Há possibilidade de sinergia com diferentes atores, como os da área de agroecologia, energia renovável entre outros.
Pessoas envolvidas: Neste momento 2 docentes, 1 pós-doc, 2 doutorandos, 4 mestrandos e 2 alunos de graduação.
Estágio atual: Primeiro semestre de 2024 iniciaremos os mapeamentos no Assentamento Milton Santos (Americana) e estamos fechando parceria com a Associação dos Produtores do Café Vulcânico (sede em Poços de Caldas)
Como se integra à Agenda 2030: A caracterização e mapeamento dos solos pode se integrar diretamente nas 3 dimensões abordadas, promovendo práticas de conservação de solo e água, fornecendo informações que não seriam obtidas pelo pequeno produtor agrícola de outra forma, otimizando sua produção. Além disso a questão de solos contaminados (especialmente em áreas urbanas) é tema que poderá ser abordado. Vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão tratados.
Há interesse em ocupar o HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: Necessitaremos de 3 ambientes. Recepção de amostras e escritório com 30m2; espaço para preparação de amostras e análises granulometrias com cerca de 50m2; espaço para as análises químicas, com cerca de 40m2, totalizando 120 m2.
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: Partimos do fato de que o Planejamento Ambiental necessita, impreterivelmente, dos conhecimentos básicos dos solos das áreas a serem ocupadas ou que já estão sendo manejadas. Este conhecimento, junto com outros, permite tomadas de decisões adequadas para o uso e manejo, preservando o solo e consequentemente a água. Este manejo permite o uso sustentável do recurso.
Público a ser impactado: Inicialmente os alunos de graduação serão impactados, pois iniciaremos no próximo ano, como horas de extensão na disciplina GF508-Pedologia, o mapeamento pedológico em áreas de pequenos produtores. Os pós-graduandos poderão ter a possibilidade de desenvolverem trabalhos científicos na área e finalmente o próprio agricultor será impactado.
Fontes de financiamento: Alguns equipamentos, especialmente de campo, já foram adquiridos com projetos Fapesp e CNPq anteriores, e fazem parte do atual LabPed. Entretanto, a limitação de espaço físico não permitiu a aquisição de equipamentos (especialmente para as análises químicas). Alguns destes equipamentos foram solicitados em projeto Fapesp atualmente em avaliação. A disponibilização de novos espaços viabilizaria novas aquisições, seja com projetos Fapesp como CNPq.
Ressalta-se que também há a possibilidade deste laboratório prestar serviços (especialmente na área de fertilidade do solo) para diferentes clientes, podendo gerar receita com seus serviços.
Resultados esperados: Os resultados principais seriam:
1. um laboratório para rotina pedológica, física e química, inexistente na Unicamp;
2. Treinamento de alunos, tanto da graduação quanto da pós, na execução de análises laboratoriais de pedologia;
3. independência de empresas privadas para realização destas análises, como hoje ocorre;
4. possibilidade de uso deste laboratório para pesquisadores das Engenharias Civil e Agrícola, além da Biologia (botânica) e também para a Geografia e Geologia;
5. Acesso facilitado ao produtor agrícola de análises e mapeamentos pedológicos.
Cronograma: As atividades da proposta se iniciam no primeiro semestre de 2024, mas dependeremos de laboratórios externos para parte das análises. Após a implantação dos espaços físicos em no máximo 2 anos, será possível realizar todas as análises. Após isso o uso do laboratório será contínuo.