Principais objetivos: Este projeto tem por principal objetivo demonstrar que a segurança energética e a segurança hídrica, podem ser alcançadas no estado de Mato Grosso, através de políticas públicas e mecanismos de incentivo que levem à complementariedade de fontes de energia intermitentes renováveis – biomassa, solar e solar.
Nome: Mauro Donizeti Berni
Unidade: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – NIPE
Pessoas envolvidas: 3
Estágio atual: Etapa 2
Como o projeto se integra à Agenda 2030: O projeto tem eixos principais que são: energia, gênero, criatividade/comunicação que são ligados aos ODS como pano de fundo do problema da água. Portanto este projeto perpassa de alguma maneira pelos 17 ODS.
Há interesse em ocupar uma área no HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: 300m2
Como a proposta se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp:
Público a ser impactado: público em geral
Fontes de financiamento: Fonte de Recursos: PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Vigência: maio/2020 a maio/2025 – 5 anos
Resultados: A partir do diagnóstico realizado estabelecer mecanismos de incentivo mais eficazes e de acordo com o desenvolvimento regional de Mato Grosso e aproveitamento de seus potenciais energéticos de novas fontes renováveis, notadamente, fotovoltaica e biomassa. Aprimorar as políticas públicas na área de energia renovável em Mato Grosso alinhadas com a política energética nacional, considerando suas peculiaridades regionais, seus objetivos, sua economia e conservação dos três biomas: pantanal, cerrado e floresta amazônica. Promover, através de programas de incentivo, o fomento ao investimento em empreendimentos alternativos de geração de eletricidade por novas fontes renováveis, aumentando a geração distribuída, de acordo com os potenciais de cada região do Estado e suas diferentes condições socioeconômicas e ambientais. Alcançar um patamar de produção significativo de eletricidade na matriz energética estadual proveniente de novas fontes renováveis, gerando postos de trabalho, renda, reduzindo contrastes socioeconômicos entre as regiões, cumprindo sua parte no Acordo sobre o Clima, e promovendo o crescimento da economia verde.
Cronograma: Fase I – marco regulatório e incentivos compulsórios
Fase II – Disponibilidade de fontes renováveis no estado de Mato Grosso.
Fase III – Potenciais futuros