Principais objetivos: O objetivo principal do projeto é implantar e avaliar um sistema de produção aquícola (piscicultura), em escala piloto, utilizando a tecnologia de bioflocos (BFT) seguido de tratamento biológico para nitrificação e um sistema de produção vegetal por hidroponia com recirculação total do efluente a fim de otimizar o consumo de água doce e o aproveitamento e nutrientes na produção de tilápias.
O projeto atende aos dois conceitos do HIDS, o uso sustentável de recursos (água e nutrientes) e promove a integridade ambiental no sentido de redução do volume de água captado de mananciais e da vazão de efluentes lançados em cursos de água. Esse projeto envolve uma equipe constituída de docentes, funcionários e alunos de graduação e de pós-graduação da FEAGRI e são previstas parcerias com outras instituições que possam se interessar em participar, por exemplo, Instituto de Pesca, APTA, CATI, Embrapa, IAC etc.
Nome: Ariovaldo José da Silva
Unidade: FEAGRI
Pessoas envolvidas: Esse projeto envolve, atualmente, 10 pessoas. Porém, a equipe poderá ser ampliada com a participação de outras faculdades e institutos da Unicamp e de instituições externas.
Estágio atual: O projeto foi elaborado para um edital do fundo Patronos, porém não foi contemplado. Portanto, considera-se em fase de elaboração
Como se integra à Agenda 2030: Na dimensão ambiental o projeto se alinha ao conceito Economia Circular por permitir a reciclagem da água e de nutrientes, contribuindo para minimizar impactos ambientais negativos. Na dimensão social, se implantado, o projeto pode servir para treinamento de pequenos produtores em sistemas de produção de proteína animal e vegetais. Na dimensão econômica o projeto possibilita o aumento ou a geração de renda para pequenos produtores.
Há interesse em ocupar o HIDS Unicamp: Sim
Se sim, qual a área estimada: O projeto pode ser implantado em uma área pequena, de 300 m2
Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: A implantação e avaliação de um sistema de aquaponia com tratamento e recirculação dos efluentes resultará em um sistema de produção sustentável e de baixo impacto ambiental.
Público a ser impactado: O projeto poderá ser utilizado para capacitação de alunos da Unicamp, estudantes de ensino médio e pequenos produtores interessados na criação de peixes e hidroponia
Fontes de financiamento: O projeto poderá ser financiado por empresas que atuam no setor de piscicultura e hidroponia ou agências de fomento (governamentais e não governamentais).
Resultados esperados: 1 – Difusão da tecnologia de produção de peixes em sistema bioflocos acoplada a produção de vegetais;
2 – Formação e capacitação de recursos humanos por meio de cursos de difusão e de extensão, iniciação científica, mestrado e doutorado;
3 – Publicação de resultados em periódicos de circulação nacional e internacional
3 – Atração da comunidade externa para a universidade.
Cronograma: a definir